Pin It

Entre 100 anos pode ser hoje

Acidentes são decorrentes de perigos negligenciados em algum lugar do passado.

Data do evento: 21/04/2016

Local: Rio de Janeiro – Brasil

Então uma ciclo via é construída numa região de elevada periculosidade, gasta-se 45 milhões com a construção, o projeto não engloba a análise de risco de um agente tão óbvio e para completar, após 3 meses parte da ciclo via desaba, ocasionando vítimas fatais.

Este é um exemplo claro de negligencia. Estamos todos afundados num mar de descuido, todos os dias, em todos os instantes, em todos os lugares, o perigo nos rodeia.

Qual a nossa lição dessa ocorrência?

Entre tantos pensamentos e dizeres, fica a comprovação de que a negligência está de fato a nossa volta e que não podemos ignorar nenhuma possibilidade de falha, ainda que seja centenária ela pode ocorrer agora.

Pelo que se vê, estamos patinando na evolução. A ocorrência pode ter origem num crime administrativo, no desleixo, no descaso, há muitos dizeres para isso, mas de fato, se não aprendemos não evoluímos. Essa angustiante foto do mundo é algo desanimador, mas temos que continuar assimilando os aprendizados para nosso aprimoramento.

Este é o objetivo dessas publicações, deixar de ser seres estacionários, aprender para evoluir, como pessoa e como cidadão. consorciando moralidade e sabedoria. E pelo que se vê, estamos patinando na evolução. Em 100 anos o que você fez para evoluir?

Ao menos duas pessoas morreram nesta quinta-feira no desabamento de trecho da Ciclovia Tim Maia (conhecida também como Ciclovia Niemeyer), no Rio de Janeiro, inaugurada há apenas três meses ao custo de R$ 45 milhões.

Construída em uma rota elevada sobre costões e rochedos, com as ondas do mar de um lado e a mata atlântica do outro, a ciclovia fica entre as praias do Leblon e São Conrado, e foi atingida por uma forte ressaca que destruiu parte da estrutura”.

“…Embora as autoridades estejam preliminarmente identificando como provável causa do desabamento a forte ressaca, engenheiros dizem que há grandes chances de falhas estruturais, já que se sabia de antemão que a ciclovia estaria exposta a fortes ondas.” mas “O projeto não deve ter previsto nenhum efeito de onda.”

Fonte: http://vadebike.org/2016/04/ciclovia-desaba-tim-maia-niemeyer-zona-sul-rio-janeiro-video

Seguência didática da ocorrência.

Apresentação da sequência do desabamento da ciclo via

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/parte-da-ciclovia-desaba-em-sao-conrado-zona-sul-do-rio.html

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas